Quem Somos
Leitura Inteligente (Smart Reading): Read Smart! Read better
Somos uma equipe de pesquisadoras e professoras em busca de um ideal, a formação de leitores e leitoras em inglês e em português pela integração de estratégias de leitura bilíngue ao seu processo de compreensão escrita. Junta-se a nós um profissional do cinema e de artes digitais para nos apoiar em nossa jornada acadêmico-profissional na qual pretendemos desenvolver um e-Book interativo para as ações orientandas às estratégias de leitura inteligente (smart reading) por alunos da escola pública da educação básica
Equipe

Equipe Técnica
Melissa Moreira Carvalho
Graduanda participante deste projeto de extensão.

Equipe Técnica
Sara Sarraff
Graduanda participante deste projeto de extensão.
Justificativa
No mundo interconectado de hoje pelas tecnologias digitais, o bilinguismo e as habilidades de leitura eficazes são essenciais para o sucesso pessoal, acadêmico e profissional dos adolescentes que cursam os anos finais do Ensino Fundamental da educação básica. Muitos deles têm dificuldades com a compreensão escrita e ainda não desenvolveram as estratégias necessárias para aprender efetivamente com textos em português e inglês.
Relatórios recentes, como os presentes na sexta edição da pesquisa Retratos da leitura [em língua portuguesa] no Brasil[1], divulgada em novembro de 2024, revelaram que 53% dos brasileiros não leram sequer parte de um livro nos três meses anteriores à pesquisa, sendo este o maior percentual de "não leitores" desde o início do levantamento em 2007. Entre os estudantes, 77% são leitores, contrastando com 37% entre os não estudantes e, em uma revelação nefasta, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país, nos últimos quatro anos.
Constatam-se, assim, os desafios significativos para o desenvolvimento da proficiência de leitura em língua portuguesa pelos estudantes brasileiros. Pouco se sabe sobre a compreensão escrita em inglês no contexto brasileiro por não exisKrem “indicadores para o ensino da língua inglesa, como fazem o IDEB e o SAEB para português e matemáKca”, reforçando, assim, “a baixa importância [desse idioma] na grade curricular, impossibilitando o acompanhamento da qualidade da oferta [para gerar] estratégias que visem o aprimoramento do aprendizado pelos alunos”[2]. (BriKsh Council, 2015, p. 37).
Embora seja consensual a noção de que ler com desenvoltura nesse idioma representa uma capacidade diferencial em oportunidades de estudos e de profissionalização, “[m]uitos atores (coordenadores, gestores públicos e até alunos) consideram que aprender inglês é um “luxo”, distante da realidade das populações mais vulneráveis” (BriKsh Council, 2015, p. 37)[3]. Ademais, no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)[4] de 2022, o Brasil obteve uma média de 410 pontos em leitura, abaixo da média de países como Chile (448) e Uruguai (430), sendo que 50% dos estudantes brasileiros não atingiram o nível mínimo de proficiência em leitura, comparado a 26% nos países membros da OCDE (Fig. 1).

Figura 1: Indices de proficiência em leitura de alunos brasileiros
Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados- do-pisa-2022?utm_source=chatgpt.com
Em termos de alfabetização, um dos pré-requisitos essenciais para a leitura fluente, dados de 2023 indicam que 56% das crianças brasileiras nas redes públicas não alcançaram o patamar de alfabetização esperado para o 2o ano do ensino fundamental.
[1] htpps://cbl.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Apresentac%CC%A7a%CC%83o_Retratos_da_Leitura_2024_13- 11_SITE.pdf
Diante do preocupante cenário em que alunos dos anos finais do Ensino Fundamental enfrentam dificuldades para ler com fluência em português e em inglês, este projeto se justifica pelo compromisso de desenvolver um e-book voltado ao aprimoramento da leitura.
Seu objetivo principal é fortalecer as habilidades de leitura, promovendo maior equidade de oportunidades para os estudantes brasileiros em um mundo cada vez mais globalizado. Atende a essas demandas ao promover o desenvolvimento de estratégias práticas para aprimorar as habilidades de leitura dos alunos em ambos os idiomas, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de linguagem, em consonância com o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas












