
Políticas Educacionais
Ser bilíngue é um direito institucional
O English Playground se respalda nas políticas educacionais pertinentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental, incorporando também os eixos brincar e da Educação Infantil.
Embora a BNCC não normatiza o ensino de inglês para essa etapa da educação básica, nossa coleção considera o que é recomendado para os outros componentes curriculares pois a interdisciplinaridade a e interculturalidade são os principais pilares na abordagem por nós adotada, o CLIL.
O English Playground se respalda no O PARECER CNE/CEB No: 2/2020 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue nas escolas brasileiras. Embora seja um documento muito lacunar e nada seja mencionado sobre elaboração de material didático, ele nos apoia ao recomendar a nossa coleção para as escolas com carga horária de inglês estendida nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para a criação das atividades do English Playground e seu material complementar, pautamo-nos pelo Documento-base para a elaboração de diretrizes curriculares nacionais para a língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, publicado pelo British Council em 2022.
Trata-se de um documento que se apoia em pesquisas recentes sobre o ensino de inglês para crianças. Porém, não contempla aspectos importantes da formação de aprendizes bilíngues em relação ao uso educacional das tecnologias digitais, a visão de linguagem como ação social semiótica e a perspectiva dos letramentos com seus dois aspectos essenciais, a diversidade e a multimodalidade, colocados como premissas relevantes na educação bilíngue contemporânea pelo English Playground.
